Tempo de leitura: 1 minuto
Winesburg, Ohio é o título de um livro publicado em 1919, escritor pelo norte-americano Sherwood Andersen (1876 – 1941). No Brasil, saiu pela L&PM, com tradução de James Amado e Moacyr Werneck de Castro.
Em princípio, diria que é um livro de contos, pois traz 22 histórias curtas; mas, como os mesmos personagens aparecem nas diversas histórias e o espaço seja sempre o mesmo, uma pequena cidade do Meio-oeste americano, acaba-se lendo o livro como um romance menos amarrado. O primeiro “conto”, com o sugestivo título O livro do grotesco, acaba funcionando como um prefácio.
Há ligações entre os “contos” e uma cronologia que os amarra. As histórias são ótimas, muito bem narradas e, à medida que se vai lendo, vai-se construindo uma história mais ampla que a soma das pequenas narrativas.
Essa obra de Sherwood Andersen pode ser considerada precursora da moderna ficção americana e teve forte influência na obra de autores como Faulkner, Steinbeck, Hemingway, Henry Miller, entre outros.
Em De amor e trevas, Amós Oz declara a importância que teve a leitura de Winesburg, Ohio para a sua produção literária, ao afirmar que Sherwood Andersen liberou sua mão criadora, que Winesburg, Ohio o fez tremer nas bases e que, por isso, é grato ao autor norte-americano por toda a vida.