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Há uma ideia circulante que afirma que basta praticar a escrita para escrever bem. Claro que a exercitação contínua ajuda, mas não é suficiente. Faça uma analogia com o exercício físico. Não há como negar as vantagens de sua prática, no entanto, se for feito sem orientação, os resultados esperados talvez não sejam alcançados e ainda se corre o risco de a prática inadequada trazer alguns problemas.
Para escrever bem, tem-se de dominar a técnica da produção escrita e isso se aprende. Das quatro habilidades falar, ouvir, ler e escrever, as duas últimas são aprendidas formalmente. A escola é, na maioria dos casos, o lugar onde se aprende a ler e escrever; esse aprendizado, no entanto, não se esgota na escola, prolongam-se por toda a vida.
Outra ideia circulante é que, para desenvolver a habilidade na produção de textos, é necessário ler bastante. Os grandes escritores leem muito. Não nasceram sabendo escrever, aprenderam escrever, e a leitura exerceu importante papel na aprendizagem. Isso é inegável. Veja o que cientista cognitivo Steven Pinker diz: “Bons escritores são leitores ávidos. Assimilaram um grande inventário de palavras, expressões idiomáticas, construções, tropo e truques retóricos e, com eles, a sensibilidade para o modo como se combinam ou se repelem”. Mas efetivamente o que os escritores aprendem lendo? A resposta implica recuperar algo que já falamos neste blogue: os planos do texto, expressão e conteúdo.
Quando se lê, não se toma conhecimento apenas de conteúdos, aumentando o saber relativamente a coisas e pessoas, aprende-se também como expressar melhor esses conteúdos por meio de palavras. Observando os procedimentos que bons autores fizeram da linguagem para dizerem o que dizem, aprende-se com eles como exprimir ideias de modo que os textos consigam transmitir com clareza o que se pretende. Com isso, atingirão a finalidade proposta: comunicar algo e levar o destinatário a aceitar o texto para a finalidade a que o autor se propôs.
Então ler bons autores é o primeiro passo, mas se a leitura for aliada ao conhecimento sistematizado de aspectos teóricos relativos à produção textual os resultados podem ser melhores ainda.