Intimidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Ernani Terra©

Este post é sobre um conto que mergulha no universo feminino. Trata-se de um conto erótico que vê duas mulheres na intimidade,  aliás esse é o nome do conto, Intimidade. A autora é uma mulher, evidentemente, Edla Van Steen. O conto faz parte do livro O prazer é todo meu: contos eróticos femininos  e, posteriormente, foi incluído na antologia Os cem melhores contos brasileiros do século, organizada por Italo Moriconi.

A narração é feita por um narrador que não participa dos acontecimentos cuja função é mais de articular o fio narrativo e dar voz às personagens que mantêm um diálogo no conto. As personagens interlocutoras são duas mulheres casadas, Ema e Bárbara, amigas inseparáveis a ponto de resolverem ter os filhos na mesma época e no mesmo hospital. Os acontecimentos ocorrem na casa da primeira.

Por se tratar de conto erótico, mais sugere do que mostra. As amigas conversam sobre o cotidiano delas, após Ema ter posto os filhos para dormir. Ema admira Bárbara, considera-a mais sábia que ela. Ambas chegaram até pensar em morar numa mesma casa (os maridos também eram amigos inseparáveis). A conversa corre normalmente, quando Ema percebe que o fecho de seu sutiã arrebentou. Bárbara tenta em vão fechá-lo. A conversa muda de rumo. Ema pergunta a Bárbara se seus seios não são grandes demais. Ao que Bárbara responde que os dela são maiores. Resolvem subir para se despirem e medirem os seios. As duas se despem e Ema admira a beleza de Bárbara e reconhece que os seios da amiga são maiores. Ema acaricia Bárbara que sente um arrepio. “Eram tão raros os momentos de intimidade e tão bons”, diz o narrador. Bárbara pergunta a Ema que horas são. Ao ouvir que são 11 horas, avisa que tem de ir embora, pois é tarde. Despedem-se. Ema vai dormir com o sentimento de quem descobre que sabe voar. Por quê?

Sugiro a quem não leu o conto que o leia, de preferência na intimidade. Do ponto de vista da estrutura narrativa, temos duas mulheres que buscam a mesma coisa. Cada uma delas possui o que a outra busca. Esse é o primeiro passo para troca e isso só pode ocorrer no espaço da intimidade, que permite a intensidade das relações entre Ema e Bárbara. A nudez dos corpos e as carícias ganham sentido no espaço da intimidade. Antes, o afeto era apenas potencialidade.  O conto nos faz refletir no percurso daquilo que existe em potência, que se realiza, pela negação de valores para afirmação de outros. A realização daquilo que era apenas potência dá a sensação de que aprendemos a voar.

O post de hoje vai para uma amiga com um beijo de agradecimento por ter me ajudado a perceber que é possível aprender a voar. E eu estou aprendendo, humildemente.

PS: sobre esse conto publiquei no último número da Revista Todas as Letras, o artigo Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica, escrito em co-autoria com Jessyca Pacheco. Nele, analisamos o conto sob a perspectiva do espaço em que ocorrem os acontecimentos e mostramos que o espaço da intimidade (o quarto) se opõe ao espaço social (a sala). Esses espaços correspondem, respectivamente, às categorias liberdade e opressão. Para quem tiver interesse em ler o artigo, segue o link.

http://http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/9220/67

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.